Planejamento Urbano

Projetos Urbanísticos de Parcelamento do Solo

Seguindo as diretrizes estabelecidas na legislação de parcelamento do solo é proposto um plano de ocupação contendo a disposição do sistema viário, das quadras, dos lotes, dos equipamentos públicos, das áreas verdes, das faixas de domínio e das áreas non aedificandi. O trabalho é consubstanciado pela URB, quadros demonstrativos etc. 

Cadastro Urbano Multifinalitário

O Cadastro Técnico Multifinalitário pode ser entendido como um sistema de registro dos elementos espaciais que representam a estrutura urbana, constituído por uma componente geométrica e outra descritiva que lhe conferem agilidade e diversidade no fornecimento de dados para atender diferentes funções, inclusive a de planejamento urbano (BLACHUT et al, 1974).

Dinâmica de Uso e Ocupação Territorial

O Estudo de Dinâmica de Uso e Ocupação Territorial realiza pesquisas voltadas ao desenvolvimento de métodos e técnicas de mapeamento de uso e ocupação do território, suas formas, dinâmica associada e implicações geoambientais, visando subsidiar o planejamento regional e urbano, bem como contribuir para a definição de normas e critérios de ordenamento territorial e a formulação de políticas públicas e de outros instrumentos de gestão ambiental.

Projetos Executivos de Infraestrutura Urbana

A fim de manter a qualidade ambiental nas áreas urbanas torna-se necessário planejar, projetar e implantar os diferentes sistemas de infraestrutura, dentre eles: drenagem, abastecimento d’água, esgoto, entre outros.

Levantamento Topográfico Planialtimétrico

O Levantamento topográfico Planialtimétrico fornece informações precisas sobe o terreno, como medidas, coordenadas, ângulos e diferenças de nível (Inclinação). São executados com equipamentos de extrema precisão. A finalidade do levantamento varia de acordo com as necessidades do contratante.

Plano Diretor de Desenvolvimento Regional e Municipal

Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como um instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município. A lei do Plano Diretor municipal deve ser elaborada pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil, e que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos.

Monitoramento de Mananciais de Abastecimento

A fim de manter o controle da qualidade das águas que abastecem os núcleos urbanos e rurais, torna-se necessário a realização do monitoramento dos parâmetros físico-químicos das águas, assim como, do processo de ocupação das terras nas áreas destinadas à proteção de mananciais.